segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Tabagismo prejudica a cicatrização após a cirurgia plástica

Além de causar envelhecimento, o cigarro dificulta a recuperação da pele


Que o tabagismo é prejudicial à saúde já é bem sabido, mas que os malefícios do tabagismo no organismo se estendem ainda para outras situações a maioria ainda não está ciente. Dentre elas, estão as intervenções cirúrgicas. Ou seja, pessoas fumantes que se submetem a uma intervenção cirúrgica correm muito mais riscos e podem sofrer uma série de complicações durante e após a operação.

O prejuízo para a saúde

 Essencialmente, é preciso saber que o cigarro afeta e interfere profundamente na oxigenação do corpo pelo sangue, na distribuição dos nutrientes para a manutenção e regeneração da pele e dos tecidos, além de comprometer o bom funcionamento dos vasos sanguíneos, dos pulmões e das condições cardiorrespiratórias. Logo, dificulta significativamente o processo de cicatrização, o que pode acarretar em sérios efeitos colaterais, como a necrose da pele, infecção, rompimento de sutura, manchas, queloides, tromboembolismo, entre outros aspectos agravantes. Além disso, ainda pode contribuir para deixar o paciente mais vulnerável à anestesia, criando a possibilidade de surgir problemas que poderiam ser evitados.

Após um procedimento cirúrgico, o organismo precisa de mais sangue e nutrientes para se recuperar do procedimento. A cicatrização - que também precisa de uma boa irrigação sanguínea para ter boa evolução - será comprometida, pois o transporte de nutrientes pelo sangue, diminuído em função do tabagismo, será prioritariamente direcionado para restabelecer o organismo após a cirurgia.

Todas essas incidências estão correlacionadas porque o tabagismo promove danos nos vasos capilares, obstrução na circulação sanguínea periférica, atrapalhando, portanto, o transporte de oxigênio pelo sangue. Do mesmo modo, o monóxido de carbono do cigarro se liga à hemoglobina de forma irreversível incapacitando esta de transportar o oxigênio.

 

Quanto tempo antes da cirurgia plástica devo parar de fumar?


O paciente que deseja fazer uma cirurgia deve suspender o cigarro para não aumentar consideravelmente seus riscos, que já são inerentes a qualquer operação. Uma boa recuperação e bons resultados dependem bastante disso. O prazo de interrupção dependerá do tipo de cirurgia, isto é, quanto maior e extensa ela for mais tempo será indicado e exigido a recomendação médica de parar de fumar. Por exemplo, para as cirurgias mais simples o cigarro deve ser suspenso no mínimo um mês antes e aquelas que são mais complexas ao menos seis meses. Como é o caso da técnica da abdominoplastia, na qual ocorre um grande deslocamento e reposicionamento de pele e, consequentemente atinge em maior grau a vascularização da mesma, que naturalmente já costuma ter uma redução nestes eventos. O não cumprimento da abstenção pode gerar sangramentos locais e rupturas drásticas dos pontos na região.

Outra questão muito importante e que merece atenção é omitir ou mentir para o cirurgião sobre esse fato, afinal estamos lidando com a vida, de modo que, se o indivíduo não consegue parar de fumar para se submeter à intervenção é necessário que diga ao seu médico. Este certamente irá postergá-la para o momento em que ele conseguir eliminar, mesmo que temporariamente, o vício.

Além de todos estes aspectos negativos, o tabagismo ainda colabora para acelerar a formação de radicais livres, que são os agentes que causam a oxidação das células e, que acabam por provocam o envelhecimento precoce celular. Mais um motivo para buscar orientação profissional e abandonar de vez o cigarro. Atualmente existem diversos métodos e meios que auxiliam os dependentes de nicotina a parar de fumar, desde adesivos e medicamentos que diminuem as crises de abstinência até grupos de apoio. Vale lembrar que um paciente só é considerado não fumante após cinco anos. Procure ajuda!


Fonte: www.minhavida.com.br
Vip Clinique Icaraí  
Unidade Icaraí - Rua Gavião Peixoto, 340 - Tels.: (021) 2611-4114 | (21) 2611-0066
Unidade Jardim Icaraí - Av. Sete de Setembro, 246 - Tels.: (021) 2711-1040 | (21) 3619-1040


domingo, 20 de outubro de 2013

Conheça os benefícios do Kiwi


















Fonte: http://belezaesaude.com/kiwi/
Vip Clinique Icaraí  
Unidade Icaraí - Rua Gavião Peixoto, 340 - Tels.: (021) 2611-4114 | (21) 2611-0066
Unidade Jardim Icaraí - Av. Sete de Setembro, 246 - Tels.: (021) 2711-1040 | (21) 3619-1040

domingo, 13 de outubro de 2013

Os 10 piores alimentos do mundo

A pesquisadora Michelle Schoffro Cook, da Sociedade Internacional de Medicina Ortomolecular (Canadá), desenvolveu uma lista com o ranking das comidas e bebidas consideradas as mais perigosas de todos os tempos. Fique atento e confira!





Vip Clinique Icaraí  
Unidade Icaraí - Rua Gavião Peixoto, 340 - Tels.: (021) 2611-4114 | (21) 2611-0066
Unidade Jardim Icaraí - Av. Sete de Setembro, 246 - Tels.: (021) 2711-1040 | (21) 3619-1040

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Conheça cinco maneiras de garantir a beleza da pele aos 30

Além de se preocupar com os rumos da carreira ou da vida pessoal, a mulher que chegou à casa dos 30 anos também tem de se empenhar na luta contra o relógio biológico que começa a emitir sinais por todo o corpo, afetando inclusive a pele. Nesta fase, os cuidados com ela devem acompanhar o ritmo das novas necessidades e conquistar um espaço privilegiado na agenda atribulada do público feminino.


Práticos, acessíveis e seguros, os procedimentos e produtos destinados especialmente para as balzaquianas são, também, multifuncionais. “Os mais indicados para essa idade são aqueles que reúnem mais de uma função, como as pílulas que melhoram o cabelo e a pele ao mesmo tempo”, explica Inaê Cavalcanti, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Filtro solar oral
Indicação: previne o surgimento de manchas e melhora o bronzeado.
Benefícios: desenvolvido a partir de folhas de samambaia, não contém calorias e nem substâncias artificiais em sua composição. Além de melhorar a resistência da pele à radiação solar e formação de câncer, ajuda na remodelação do colágeno. “Apesar disso, não representa um sinal verde para quem abusa da exposição ao sol”, ressalta.
Quantidade de sessões: uso contínuo. Dosagem pode ser dobrada em períodos de maior exposição ao sol.

Creme facial multifuncional
Indicação: hidrata e rejuvenesce a cútis.
Benefícios: garante mais praticidade à mulher ao atuar em diversas vertentes por meio da ação de substâncias capazes de reconstruir o colágeno, prevenir o surgimento de rugas, fechar os poros e até mesmo clarear manchas.
Quantidade de sessões: uso contínuo.

Pílula anticoncepcional oral cosmética
Indicação: ajuda a diminuir a oleosidade.
Benefícios: apesar da gama de produtos dermatológicos direcionados ao controle da oleosidade da pele, medicamento oferece efeitos secundários positivos para a pele e até aos cabelos, inibindo sua oleosidade de forma eficaz.
Quantidade de sessões: uso contínuo.

Suplementação nutricional personalizada
Indicação: supre a carência dos nutrientes necessários para manter a pele bem cuidada.
Benefícios: evita os problemas da ausência dos nutrientes provocada por dietas mirabolantes, ciclos menstruais, gestação ou amamentação. “Atualmente, existe a suplementação injetável, que é mais rápida e também eficaz no tratamento contra a flacidez cutânea e muscular, importantes nessa idade”, alerta a especialista.
Quantidade de sessões: dosagem irá depender da avaliação nutricional.

Laser e tecnologias dermatológicas multifunções
Indicação: combate diversos problemas de pele, como celulite e marcas de acne.
Benefícios: capazes de estimular a correção de múltiplas necessidades da pele ao mesmo tempo, a ultracavitação associada à radiofrequência reduz as medidas e devolve firmeza à pele, a carboxiterapia combate a celulite e elimina a flacidez e as estrias, e o laser reduz manchas e cicatrizes cutâneas.
Quantidade de sessões: para tratamentos com o laser, cinco sessões são suficientes, mas para radiofrequência e carboxiterapia, são necessárias, em média, dez sessões.


Vip Clinique Icaraí  
Unidade Icaraí - Rua Gavião Peixoto, 340 - Tels.: (021) 2611-4114 | (21) 2611-0066
Unidade Jardim Icaraí - Av. Sete de Setembro, 246 - Tels.: (021) 2711-1040 | (21) 3619-1040