sábado, 28 de setembro de 2013

Troque o carro pela bicicleta

Pedalar ajuda a prevenir doenças, traz bem-estar e preserva o meio ambiente.


O trânsito parou é a famosa hora do rush. Um ciclista atrevido pedala rápido ao largo de dezenas de carros e deixa para trás um verdadeiro mar de máquinas potentes, que seriam capazes de alcançar uma velocidade até dez vezes superior à da sua pobre magrela. Sorte dele. Ao optar pela bicicleta como meio de transporte, nosso personagem evita o estresse dos intermináveis engarrafamentos, espanta o sedentarismo e previne um monte de doenças. Sorte também do meio ambiente.
Afinal, ao deixar o carro em casa, você, sozinho, deixa de lançar no ar em um só dia 6 quilos de gás carbônico a cada 30 quilômetros a distância média que uma pessoa motorizada percorre numa grande cidade. Parece estranho falar em quilo de um gás? É que a emissão de gás poluente é medida assim. Faça a conta: se você pedalar os mesmíssimos 30 quilômetros durante um ano, vai livrar a atmosfera de quase 2 toneladas de gás carbônico!
 Para a saúde, as vantagens das pedaladas também têm peso considerável. A pessoa perde os quilos extras, ganha massa muscular, aumenta a capacidade cardiorrespiratória e sente um bem-estar incrível, garante o médico André Pedrinelli, do Grupo de Medicina do Esporte da Universidade de São Paulo. E nem precisa tanto esforço. Se você for de bicicleta até o supermercado ou à padaria diariamente, já estará dando adeus ao sedentarismo e a todas as encrencas relacionadas a ele.
Circular de duas rodas é uma tendência no país inteiro. A Abraciclo, Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Bicicletas e Similares, estima que mais de 24 milhões de indivíduos pedalem todo santo dia. Desse contingente, cerca de 53% usa a sua bike como meio de transporte principal. E esse índice não pára de crescer. Só na capital paulista o número de ciclistas urbanos mais do que dobrou nos últimos cinco anos.

Isso é bom porque pode mudar um cenário preocupante: no Brasil os veículos automotores ocupam um nada honroso primeiro lugar entre os grandes vilões do aquecimento global. Em nosso território cerca de 87% das emissões de substâncias poluentes vêm dos escapamentos.O designer gráfico Márcio Caparica, de 28 anos, roda por toda São Paulo montado em sua bicicleta, seja para passear, seja para ir ao trabalho. "Praticamente não transpiro. Então, quando chego à empresa, nem preciso trocar de roupa. Ainda por cima, pedalar me deixa feliz e me mantém em forma", conta.
O.k., pedalar nas nossas grandes cidades pode ser perigoso, já que o Brasil é pobre em ciclovias. Mas, se o ciclista estiver bem equipado e obedecer às leis de trânsito, o risco de um acidente cai bastante, garante José Rubens Delia, um veterano na locomoção sobre duas rodas e um dos mais conceituados treinadores esportivos do país. Ande sempre no lado direito da via nunca pela calçada e tente ser o mais visível possível, usando roupas claras e coloridas, recomenda.
O ciclista também deve evitar ruas e estradas com grande fluxo de caminhões e ônibus. Escolha rotas alternativas e menos movimentadas, ressalta Cleber Ricci Anderson, ex-atleta profissional e ciclista urbano de velha data. E lembre-se: seja gentil no trânsito. "Sorrir e mostrar fragilidade, sempre agradecendo e pedindo passagem, inspira respeito no trânsito", nota DElia. Importante: não se esqueça de usar os braços para sinalizar conversões.
Antes de sair pedalando por aí, contudo, é melhor que você se prepare. Comece andando todo fim de semana nos parques e nas praças para adquirir resistência. Se há tempos você não pratica atividade física nenhuma, procure um médico antes de iniciar, recomenda o ortopedista Moisés Cohen, do Instituto Cohen de Ortopedia e Medicina do Esporte, em São Paulo. Você vai sentir que, com o tempo, o condicionamento físico melhora e pedalar já não será tão cansativo apenas um prazer para o corpo e a mente.


Vip Clinique Icaraí  
Unidade Icaraí - Rua Gavião Peixoto, 340 - Tel.: (021) 2611-4114 | (21) 2611-0066  
Unidade Jardim Icaraí - Av. Sete de Setembro, 246 - Tel.: (021) 2711-1040 | (21) 3619-1040

domingo, 22 de setembro de 2013

Luz do computador envelhece e causa manchas na pele

Indispensável no cotidiano de grande parte das pessoas, o computador é prejudicial à saúde e beleza da pele, devido à luz branca emitida pela tela do eletrônico. Isso porque a claridade é capaz de alterar as células de pigmentação e as fibras de colágeno ao atingir, progressivamente, as camadas do tecido cutâneo. Como resultado da exposição direta, com tempo o rosto tende a envelhecer precocemente e ficar manchado.

Ainda que os efeitos não sejam tão nocivos quanto são os da radiação solar, a proteção deve ser feita diariamente, em casa ou no escritório. “Apenas filtros físicos, com pigmento branco, e bases protegem da irradiação das telas de computador. Digamos que a luz visível só é bloqueada pelo protetor ‘visível’ na pele”, diz Luciana Cattini, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. Antes de se desesperar e desligar seu computador, confira sete mitos e verdades sobre os efeitos nocivos da luz branca.

A luz do computador prejudica a pele.
Verdade.
Se expor continuamente a esse tipo de iluminação sem proteger a pele, pode causar envelhecimento precoce e manchas. Isso acontece porque esse tipo de luz estimula os radicais livres, elementos que alteram as células de pigmentação e a formação de colágeno, a famosa fibra de sustentação da pele.

A claridade do tablet e do celular também pode causar danos.
Verdade.
Da mesma forma que o computador, esses aparelhos também emitem uma luz forte que pode causar alterações na pele.

Esse tipo de luz atinge apenas a camada superficial da pele.
Mito.
Ainda que os efeitos sejam mais visíveis na epiderme, a luz pode atingir as camadas mais profundas da pele, onde estão as células produtoras de colágeno.

A cor da pele influencia no efeito nocivo.
Verdade.
Peles morenas e negras, geralmente, desenvolvem com mais facilidade os incômodos provocados pela claridade do computador.

Durante o dia o risco é menor, devido à incidência de outras formas de iluminação.
Mito.
As luzes se somam e o risco pode ser até maior, pois além da claridade das lâmpadas e do computador, a radiação solar que entra pela janela também prejudica a pele.

Existe filtro solar específico para luz branca.
Verdade.
Os mais indicados para proteger a pele são os filtros físicos, que funcionam como um escudo e impedem que a luz seja absorvida. Dê preferência a produtos que combinam filtro e tonalizante, pois o novo elemento representa proteção extra.

Peles sensíveis são mais prejudicadas.
Verdade.
Pessoas com peles mais sensíveis, ou sensibilizadas pelo uso de laser ou tratamentos com peeling, devem se proteger desta fonte de luz para não provocar irritação à pele e ficar com uma mancha escura.

PURA VERDADE
A pele pode sofrer com a exposição à luz do computador, principalmente se não estiver protegida da forma correta e diariamente. Os efeitos, que são o envelhecimento precoce e o surgimento de manchas, não são imediatos, sendo observados com o passar do tempo, o que possibilita minimizar os danos com tratamentos estéticos. Você já teve problema de pele provocado pela luz do computador? Conte nos comentários.

Vip Clinique Icaraí  
Unidade Icaraí - Rua Gavião Peixoto, 340 - Tel.: (021) 2611-4114 | (21) 2611-0066  
Unidade Jardim Icaraí - Av. Sete de Setembro, 246 - Tel.: (021) 2711-1040 | (21) 3619-1040


domingo, 15 de setembro de 2013

Depilar axilas mais de uma vez por semana prejudica a pele

Depilar axilas mais de uma vez por semana prejudica a pele

 

Estudo realizado pela empresa de pesquisas TNS aponta que 42% das mulheres depilam as axilas de duas a três vezes por semana. A remoção frequente dos pelos, no entanto, é prejudicial à pele, pois estimula o aparecimento de infecções e manchas, além de deixá-la hipersensibilizada.

A melhor maneira de driblar esses problemas cutâneos é controlar a mão e retirar os fios, no máximo, a cada cinco dias, ou partir para técnicas que proporcionam um intervalo maior entre uma depilação e outra, como a cera e o laser. Na impossibilidade, é necessário seguir à risca cuidados básicos e valiosos para minimizar os riscos.
Lâmina
Rápida, a depilação com lâmina tira a camada superficial da pele, o que pode desencadear um processo negativo para a beleza e a saúde da axila, caracterizado pelo escurecimento e pela coceira. Para evitar, o ideal é contar com o auxílio de um creme de barbear ou de um condicionador para facilitar o deslizamento do artefato, pois esses produtos diminuem o atrito com a pele.

“É importante utilizar cosméticos que formem uma película protetora, assim, o sabonete não é indicado, pois retira a camada de gordura natural da pele, favorecendo o ressecamento”, explica Silvia Takakuwa, dermatologista e especialista da Clínica Medical Laser, de São Paulo.

Creme depilatório
O creme depilatório pode representar a salvação para as mulheres que desejam remover os pelinhos com praticidade sem recorrer à lâmina, evitando o risco de corte nas axilas. Porém, o método pode irritar ainda mais a pele, pois o ácido utilizado para quebrar a haste do fio pode causar reação alérgica.

Por isso, antes de utilizar o cosmético, é necessário realizar o teste de alergia indicado na embalagem. Mas caso haja irritação somente após a aplicação, o dermatologista deve ser procurado imediatamente, uma vez que, se não tratada, há a possibilidade de ficar com a área debaixo do braço comprometida.

“Nos dois métodos, a hidratação é item obrigatório, tanto antes, para proteger a pele das agressões, como depois da depilação, para recuperar a área”, ressalta a dermatologista. Após o procedimento, também não é recomendado aplicar desodorante, pelo menos nas primeiras 12 horas, devido à presença de álcool na fórmula, que pode irritar a pele já sensível.
 

Vip Clinique Icaraí  
Unidade Icaraí - Rua Gavião Peixoto, 340 - Tel.: (021) 2611-4114 | (21) 2611-0066  
Unidade Jardim Icaraí - Av. Sete de Setembro, 246 - Tel.: (021) 2711-1040 | (21) 3619-1040

domingo, 8 de setembro de 2013

Sete alimentos hidratam, rejuvenescem e clareiam pele.

Sete alimentos hidratam, rejuvenescem e clareiam pele; veja


Popularmente utilizados para tratar problemas de saúde, os alimentos naturais também contribuem para a melhora da aparência da pele devido aos seus valiosos nutrientes que trabalham a favor da regeneração celular e da eliminação das toxinas. Com isso, frutas, legumes e algumas bebidas auxiliam no rejuvenescimento, na hidratação e até mesmo evitam o inchaço.
E não importa a maneira como eles serão consumidos. “Todos os alimentos trazem vantagens ao serem ingeridos, assim como podem dar resultado se aplicados diretamente na pele”, explica Cristiane Braga, dermatologista e nutróloga, pós-graduada em medicina do antienvelhecimento. Confira, a seguir, sete alimentos que cuidam naturalmente da pele.


Pepino
Famoso por combater olheiras, o pepino tem a temperatura natural mais baixa, o que contrai os vasos sanguíneos e reduz o tom escuro ao redor dos olhos. Além disso, ele combate o inchaço facial, como as bolsas palpebrais, se for aplicado por meio de máscara ou rodela. Devido à combinação de ácido fólico e vitamina C, o legume confere um aspecto renovado ao rosto.

Camomila
Rica em aloe vera, a camomila é ideal para eliminar o inchaço e proteger o corpo de alergias. Devido à presença do óleo essencial azuleno em sua composição, a erva tem poder anti-inflamatório, calmante e relaxante, sendo perfeita para fazer compressas quentes em quem tem a pele sensível ou apresenta vermelhidão momentânea.

Água de coco
Graças à presença de poderosos minerais antioxidantes, a água de coco auxilia na hidratação da pele, além de rejuvenescê-la ao combater os radicais livres. Ao ser ingerida, usada por meio de máscara ou aplicada diretamente na face, ela resgata o equilíbrio hídrico da pele devido aos seus outros importantes elementos como açúcares e aminoácidos essenciais.

Mamão papaia
Seu alto poder anti-idade se deve à concentração de vitamina C, maior do que em frutas como a laranja, o que proporciona aumento na elasticidade e firmeza, principalmente quando a parte interna de sua casca entrar em contato com a pele. Por agir também como adstringente, ele combate a acne e auxilia na desobstrução dos poros. Consumido em fatias ou em suco, o mamão papaia protege contra os danos causados pelo sol. “Por conter betacaroteno, o alimento funciona como um filtro solar e aumenta a proteção contra a radiação”, explica a dermatologista.

Mel
Altamente hidratante, o mel – usado em diversas receitas de máscaras faciais feitas em casa - evita a desidratação cutânea. Outro fator que contribui para a beleza da pele é a presença das vitaminas A, E, D e C, bastante conhecidas por reduzirem manchas, rugas e flacidez.

Leite
Responsável pela firmeza e elasticidade da pele, o colágeno se beneficia dos aminoácidos e das proteínas encontradas no leite. Juntos, os dois componentes têm ainda efeito calmante e anti-inflamatório, auxiliando no combate à acne, à rosácea e a manchas.

Uva
Fonte de vitamina C, flavonoides e antioxidantes, a uva é um poderoso alimento anti-idade. A fruta protege o organismo contra os radicais livres e estimula a renovação celular da pele, prevenindo o surgimento de acnes e auxiliando na cicatrização das já formadas. Também tem o poder de hidratar e revigorar, além de promover o rejuvenescimento, especialmente se for combinado à argila branca em máscaras.

Vip Clinique Icaraí  
Unidade Icaraí - Rua Gavião Peixoto, 340 - Tel.: (021) 2611-4114 | (21) 2611-0066  
Unidade Jardim Icaraí - Av. Sete de Setembro, 246 - Tel.: (021) 2711-1040 | (21) 3619-1040

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Dieta das famosas saradas

Ganhe músculos com os alimentos certos

O cardápio de quem malha vai além das proteínas. Confira!

Seu objetivo na academia é perder gordura e ganhar massa magra? Sabrina Sato, Nicole Bahls e outras famosas que exibem um corpo sequinho e definido são suas inspirações? Além de treinar, é preciso saber comer. A seguir, a nutricionista Marina Gorga explica quais alimentos podem ajudar a ganhar músculos bem femininos:


 
Vip Clinique Icaraí  
Unidade Icaraí - Rua Gavião Peixoto, 340 - Tel.: (021) 2611-4114 | (21) 2611-0066  
Unidade Jardim Icaraí - Av. Sete de Setembro, 246 - Tel.: (021) 2711-1040 | (21) 3619-1040